Um doce remédio amargo

criança_remedio

Eu sempre fui (ou pelo menos achava que era) muito cuidadosa com as coisas dentro de casa por conta do nascimento do Dudu: materiais de limpeza guardados em armários e inacessíveis, tampas de privadas com lacre, armários trancados, portinha de ferro para impedir passagem, quinas protegidas enfim, o dever de casa de toda mãe. Porém, queridas mamães, vou ter que falar de um assunto que todas nós estamos carecas de saber, mas que infelizmente, tornou hoje, um dos piores dias da minha vida.

Diariamente aqui em casa, eu e o Dudu temos uma rotina mais ou menos pré estabelecida; acordamos eu vou me arrumar, troco a fralda dele, o arrumo, tomamos café e saímos. Como o pequeno está com uma alergia chata, ele está tomando um remédio “x”, que eu aproveito para dar antes de trocar a fraldinha dele já que ele fica deitado.

Pois bem, hoje, eu dei o remédio, e já estava no automático trocando a fralda dele quando eu olho, está o meu filho, feliz da vida, com o remédio (de gotas) na boca, chupando igual a chupeta, detalhe, ele conseguiu tirar a tampa. Na hora eu desesperada, arranquei da mão dele e botei na minha boca para ver a facilidade que líquido saía, e vi que quase não tinha que fazer força.Segunda coisa que fiz, ir na pia e ver quanto do remédio tinha sobrado para ter uma noção do quando ele tinha ingerido: sobraram três gotas. Terceiro passo, ler a bula:

Em caso de superdosagem  recomenda-se observação clínica em hospital com monitoração cardíaca e dos sinais vitais.

Caso a ingestão tenha ocorrido recentemente, pode-se induzir o vômito. Se o paciente tiver dificuldade de vomitar, proceder a lavagem gástrica com solução de cloreto de sódio a 0,45% e em seguida, instituir tratamento sintomático e de apoio.

Pronto, nem preciso dizer que nessa hora eu quase caí pra trás.

Peguei o meu filho (um ano tadinho) levei para o vaso e enfiei o dedo na guéla dele. Nada aconteceu, tentei uma, duas três vezes, de cabeça pra baixo, apertando barriga, até o meu dedo ficar todo mordido e nada. Nessa hora eu já estava com o coração arrasado de além do meu filhinho estar correndo o risco de sabe lá o que, ainda estar, aos olhos dele, sendo agredindo e machucando.

Tentei entrar em contato com a pediatra e nada, peguei o bichinho sem tomar café nem nada, botei no carro e fui ao hospital. E só nessa hora que eu percebi o quanto estava nervosa e tremula, o instinto estava falando mais alto e se duvidar até levei uma multa no caminho.

Chegando no hospital eu mal conseguia me comunicar na recepção, e quando fui para a triagem, o meu coração não aguentou e eu comecei a chorar, graças a Deus o atendimento foi bem rápido e logo ele foi examinado.

Ele teria que fazer exame de sangue (nunca tinha feito tadinho), lavagem gástrica (bota um pouquinho de soro, faz vomitar, mais um pouquinho de soro, faz vomitar e assim vai), ingerir carvão ativado, detalhe, tudo isso através de uma sonda no nariz com ele acordado e um eletrocardiograma acompanhando durante seis horas.

Resumindo, ficou sem comer nada até cinco horas da tarde, precisaram de quatro pessoas, me incluindo, para tentar imobiliza-lo, ele tirou a sonda cinco vezes, e foi muito, muito, muito judiado. E o pior de tudo… sem saber porquê.

Me senti arrasada e a pior mãe do mundo.

Divido isso com vocês juntamento com um pedido de atenção para todas pois, no meio dessa loucura, as enfermeiras me contaram o quanto esse episódio é comum. O remédio que o meu filho tomou é parece ser totalmente inofensivo, não tem tarja e todos nós usamos, mas na verdade, para esses pingos de gente, pode ser fatal. 

E digo mais, mães de dois, todos os exemplos que eu ouvi lá, os filhos mais velhos que tinham tomado, seja xarope sabor abacaxi ou remédio do pai, deram para os irmãos mais novos também! 

A partir de hoje vou seguir a recomendação da médica; guardar todos os remédios em uma caixa com chave.

Deixe um comentário

